Avançar para o conteúdo principal

Para quem tem mais de 50 anos...Sabe o que é a Zona??

A Zona é uma doença infecciosa provocada pela reactivação do mesmo vírus que provoca a Varicela.

Após a varicela, normalmente na infância, o vírus não é eliminado, permanecendo adormecido no sistema nervoso. E pode ser reactivado, a qualquer momento, provocando Zona.

A Zona caracteriza-se por uma erupção cutânea acompanhada de dor forte, habitualmente apenas num dos lados do corpo, que ocorre com maior frequência em pessoas com mais de 50 anos.


Os sintomas da Zona podem variar entre ligeiros a muito graves. Normalmente, o erupção surge na zona torácica, cabeça, pescoço ou na região do olho. A erupção evolui para vesículas (bolhas) dolorosas, que formam crostas e cicatrizam ao fim de algumas semanas.

Na fase aguda (inicial), a dor está presente, em média, 2 a 4 semanas. Geralmente, a dor da Zona desaparece com a cicatrização da erupção. 

Contudo, alguns doentes desenvolvem dor neuropática de longa duração, designada por nevralgia pós-herpética, que pode persistir meses ou mesmo anos. 
Tal como acontece com a Zona, o risco de desenvolver dor neuropática de longa duração aumenta com a idade.



Estima-se que cerca de 95% da população adulta teve varicela. Por essa razão, quem tem no seu organismo o vírus que provoca a Varicela e a Zona, está em risco de desenvolver a doença.

O risco aumenta a partir dos 50 anos devido ao enfraquecimento natural do sistema imunitário, associado ao processo de envelhecimento.




Felizmente, já existe PREVENÇÃO para indivíduos com 50 ou mais anos de idade, através de uma vacina.
Se deseja saber se é uma possibilidade para si ou para algum familiar, pode sempre falar com o seu médico. 

Fonte:
Sanofi Pasteur MSD - Vacinas para a Vida

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação n...

Tipos de mascaras de protecção e as suas funções

M áscaras diferentes, funções diferentes As máscaras cirúrgicas servem essencialmente para evitar que um doente contamine outras pessoas através da tosse e espirros. No entanto, existem outras máscaras — que são, na verdade, respiradores — que oferecem  proteção bidirecional . É aqui que se incluem as famosas FFP2 e FFP3 (no padrão europeu) e N95 (no padrão norte-americano)  Como  explica  o centro norte-americano para a prevenção e controlo de doenças, existem diferenças assinaláveis entre as máscaras cirúrgicas e os respiradores. Enquanto a máscara cirúrgica fica larga na cara e não filtra qualquer tipo de partícula (apenas impede gotículas de saírem), estes respiradores, equipados com filtros específicos,  são capazes de filtrar partículas minúsculas, impedindo-as de entrar , ao mesmo tempo que se ajustam à cara do utilizador de forma a praticamente evitar qualquer entrada ou saída de ar não filtrado. Consoante as características do filtro,  o...

O vírus que está a dar que falar... Ébola!

O vírus Ébola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos que ocorreram no Sudão e na República Democrática do Congo. Desde então têm havido numerosos surtos de pequena dimensão ao longo da África Central e Oriental, nas proximidades da floresta tropical. Os sintomas iniciais de uma infecção por vírus Ébola incluem os sintomas semelhantes aos gripais, como febre, fraqueza e dor muscular. Contudo, a doença evolui rapidamente para um quadro com agravamento de sintomas como vómitos, diarreia, falência hepática e renal, e hemorragias internas e externas. O vírus pode ser transmitido a partir de outras pessoas ou de animais selvagens infectados como os morcegos-da-fruta (esta espécie de morcego é apenas portadora e poderá ser o reservatório natural), os chimpanzés, os gorilas e outros símios que tenham sido encontrados doentes ou mortos em florestas tropicais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde os surtos de febre hemorr...