Avançar para o conteúdo principal

Mas afinal o que são os raios UV?

A radiação solar constitui um importante factor natural para o clima da Terra, influenciando significativamente o ambiente. 
A parte ultravioleta do espectro solar (UV) desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, no entanto, poderá causar graves prejuízos para a saúde, se o nível de UV exceder os limites de “segurança”.

A radiação ultravioleta (UV) faz parte do espectro da radiação solar nos comprimentos de onda compreendidos entre 290 nm a 400 nm. 
A radiação UV-B é a principal responsável pela formação de queimaduras na pele, cancro da pele, cataratas e outros efeitos na saúde humana.
Esta radiação que incide na atmosfera da Terra é absorvida principalmente pelo ozono, no entanto, existem outros componentes atmosféricos que podem contribuir também para uma atenuação da radiação UV-B na atmosfera como as nuvens, o aerossol atmosférico e até o próprio ar. 
Existem ainda outros factores que podem contribuir para o aumento da radiação UV-B como as reflexões das nuvens, neve, areia, etc.
As acções decorrentes das actividades humanas que atingem a atmosfera, como a poluição do ar, influencia a camada de ozono, afectando também a radiação UV que chega à superfície. 
De facto, se a quantidade de radiação ultravioleta exceder os limites a partir dos quais os mecanismos de defesa, inerentes se tornam ineficazes, poderão ser causados graves danos a nível biológico, facto que também se aplica ao organismo humano e em particular aos órgãos da pele e da visão. 



Com o intuito de serem evitadas lesões, agudas e crónicas, resultantes da exposição a elevadas níveis de UV, as pessoas deverão limitar a sua exposição à radiação solar adoptando medidas de protecção, medidas estas que variam consoante a sensibilidade de cada um.


Assim, a comunidade científica definiu um parâmetro que mede os níveis de radiação UV que efectivamente contribuem para a formação de queimadura na pele humana (eritema), e a sua formação conforme o tipo de pele (I, II, III, IV) e o tempo máximo de exposição solar com a pele desprotegida. Este parêmetro chama-se Índice UV. 

BronzeiaQueimaCabeloCor Olhos
INuncaQueimaRuivoAzul
IIÀs vezesÀs vezesLoiroAzul/Verde
IIISempreRaramenteCastanhoCinza/Castanho
IVSempreRaramentePretoCastanho

Tipos de pele e reacção à exposição solar

O Índice UV varia entre:
  • menor que 2 - UV baixo
  • 3 a 5 - UV Moderado
  • 6 a 7 - UV Alto
  • 8 a 9 - UV Muito Alto
  • superior a 11- UV Extremo
Os valores médios de UV para a latitude de Portugal, para o período compreendido entre os meses de Outubro e Abril, enquadram-se entre o 3 e 6, o que significa risco Moderado, com possibilidade de Alto. Para o período de Maio a Setembro, fica compreendido entre o 9 e 10, o que corresponde a Muito Alto.

Para consultar o Índice UV da sua localidade, pode consultar o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera


Clica em Ultravioleta Local e pode consultar o Índice UV da cidade que lhe interessa.

Fonte:
http://www.ipma.pt/pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação n...

Tipos de mascaras de protecção e as suas funções

M áscaras diferentes, funções diferentes As máscaras cirúrgicas servem essencialmente para evitar que um doente contamine outras pessoas através da tosse e espirros. No entanto, existem outras máscaras — que são, na verdade, respiradores — que oferecem  proteção bidirecional . É aqui que se incluem as famosas FFP2 e FFP3 (no padrão europeu) e N95 (no padrão norte-americano)  Como  explica  o centro norte-americano para a prevenção e controlo de doenças, existem diferenças assinaláveis entre as máscaras cirúrgicas e os respiradores. Enquanto a máscara cirúrgica fica larga na cara e não filtra qualquer tipo de partícula (apenas impede gotículas de saírem), estes respiradores, equipados com filtros específicos,  são capazes de filtrar partículas minúsculas, impedindo-as de entrar , ao mesmo tempo que se ajustam à cara do utilizador de forma a praticamente evitar qualquer entrada ou saída de ar não filtrado. Consoante as características do filtro,  o...

O vírus que está a dar que falar... Ébola!

O vírus Ébola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos que ocorreram no Sudão e na República Democrática do Congo. Desde então têm havido numerosos surtos de pequena dimensão ao longo da África Central e Oriental, nas proximidades da floresta tropical. Os sintomas iniciais de uma infecção por vírus Ébola incluem os sintomas semelhantes aos gripais, como febre, fraqueza e dor muscular. Contudo, a doença evolui rapidamente para um quadro com agravamento de sintomas como vómitos, diarreia, falência hepática e renal, e hemorragias internas e externas. O vírus pode ser transmitido a partir de outras pessoas ou de animais selvagens infectados como os morcegos-da-fruta (esta espécie de morcego é apenas portadora e poderá ser o reservatório natural), os chimpanzés, os gorilas e outros símios que tenham sido encontrados doentes ou mortos em florestas tropicais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde os surtos de febre hemorr...