Avançar para o conteúdo principal

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar
 A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento.
Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. 
Na intolerância alimentar o alimento não é digerido correctamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal.
Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são:
Sintomas de
Alergia Alimentar
Sintomas de
Intolerância Alimentar
Urticaria e vermelhidão na pele
Coceira intensa na pele
Dificuldade para respirar
Inchaço no rosto ou língua
Vómitos e diarreia
Dor no estômago
Inchaço da barriga
Excesso de gases intestinais
Sensação de queimação na garganta
Vômitos e diarreia
Características dos sintomas
Características dos sintomas
Surgem imediatamente mesmo quando ingere pouca quantidade do alimento e os testes feitos na pele são positivos.
Podem demorar mais de 30 minutos para aparecer, sendo mais graves quanto maior for a quantidade de alimento ingerido, e os testes de alergia feitos na pele não apresentam alteração.

A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afectar qualquer individuo sem história familiar, enquanto a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.
Tanto na alergia alimentar como na intolerância alimentar o tratamento consiste em deixar de usar na alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas.


Alimentos que causam alergia ou intolerância alimentar


Nem sempre é possível identificar quais os alimentos que provocam alergia alimentar ou intolerância alimentar, pois os sintomas variam de acordo com o organismo de cada pessoa. No entanto, na maior parte dos casos, a alergia alimentar geralmente é provocado por alimentos como camarão, amendoim, tomate, marisco e kiwi. Enquanto que na intolerância alimentar, os principais alimentos incluem leite de vaca, ovo, morangos, nozes, espinafre e pão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili
Coronavírus – O que se sabe sobre o surto? O início A 31 de dezembro de 2019 a OMS (Organização Mundial da Saúde) foi informada da  ocorrência de um surto de pneumonia de causa desconhecida  na cidade de Wuhan na China. As autoridades rapidamente procuram perceber a causa da doença e a 7 de janeiro de 2020 identificaram o vírus que a causava – um novo  coronavírus  (2019-nCoV) , disponibilizando informações sobre o mesmo numa base de dados internacional, que existe para o efeito, o que permite às autoridades de saúde dos vários países acederem a um conhecimento comum sobre estas doenças. A maioria dos primeiros casos identificados eram em pessoas que tinham frequentado um mercado dessa cidade (que foi limpo e encerrado no início de janeiro) no entanto, ainda não se tem a certeza sobre qual a fonte do surto. Situação Atual Atualmente ainda não se conhece muito do comportamento do vírus, mas sabe-se que que se transmite pessoa a pessoa – no entanto  a forma de transmiss