Avançar para o conteúdo principal

Sabe o que o Arroz Vermelho fermentado pode fazer por si?


O arroz vermelho fermentado (ou seja, arroz fermentado com levedura Monascus purpureus) é um produto usado há muitos séculos na cozinha chinesa, bem como na medicina tradicional

Nos países asiáticos, o arroz vermelho fermentado é um alimento básico, utilizado como agente aromatizante, como conservante da cor e sabor do peixe e da carne e também para fazer vinho de arroz.

As suas propriedades medicinais têm demonstrado um impacto favorável nos perfis lipídicos de doentes hipercolesterolémicos (com colesterol elevado).

Esta acção está ligada a mecanismos de restrição da produção de colesterol no fígado, restrição esta efectuada por uma substância quimicamente semelhante aos fármacos utilizados para o controlo dos níveis de colesterol, a monacolina K.

Ao ajudar na diminuição das concentrações de colesterol, o arroz vermelho fermentado pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e consequentes complicações daí resultantes.




Segundo a EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar), o arroz vermelho fermentado não é suficientemente estudado para se associar a este efeito mas o seu constituinte alimentar, monacolina K, produzida durante a fermentação do arroz, é suficientemente caracterizada. 




Com base nos dados apresentados pelos estudos clínicos, a EFSA concluiu que existe uma relação de causa7efeito entre o consumo de monacolina K de arroz vermelho fermentado e a manutenção de concentrações normais de colesterol LDL (mau colesterol). 

A EFSA considera que, tendo em conta as considerações feitas sobre o colesterol/coração e os estudos científicos, o consumo recomendado de monacolina Kpara obter  um efeito benéfico,  proveniente do arroz vermelho fermentado é de 10 mg/ dia.


“A monacolina k do arroz vermelho fermentado contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue". 


Fontes:
http://segredosdasaude.weebly.com/arroz-vermelho-fermentado.html
http://nccam.nih.gov/health/redyeastrice
http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/2304.htm

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver