Avançar para o conteúdo principal

Os ácaros... um alergénio temido!!

Os ácaros são pequenos aracnídeos, que não podem ser vistos a olho nu e vivem em quase todas as casas, em armazéns e depósitos. 


Eles desenvolvem-se com temperaturas mornas, particularmente nos materiais da casa (colchões, almofadas, cobertores) e nas alcatifas. Alimentam-se de pêlos, cabelos, escamas de pele, bolores e outros produtos orgânicos. 

Sendo a cama, o local onde se encontra maior concentração de ácaros e uma vez que um terço das nossas vidas é passado nela, é fácil de entender como estes pequenos animais podem ser agressivos para o homem.

Os ácaros incomodam-nos ao longo de todo o ano. Mas fazem-no ainda mais a partir de Outubro e durante todo o Inverno (meses húmidos). 

A estratégia de combate incide primariamente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, no resto da casa, de modo a expulsar estes hóspedes que não interessam a ninguém. 

Para ter um quarto livre de ácaros:
  • Chão: sem alcatifas, sem tapetes grossos e de preferência soalho de tacos ou vinil, facilmente lavável;
  • Paredes lisas e facilmente laváveis;
  • Cortinas: não usar reposteiros pesados e preferir cortinas em materiais sintéticos, lisas e facilmente laváveis; 
  • Móveis: não possuir móveis que acumulem pó, ou seja, preferencialmente móveis de superfícies lisas, pouco trabalhados, fáceis de limpar; 
  • Não guardar no quarto livros, discos e brinquedos que acumulem pó, como bonecos tipo peluche. Estes objectos devem estar devidamente acondicionados, dentro de armários ou gavetas. 
  • Roupa da cama: optar pelo material de cama sintético (poliéster). É preferível ao de lã, algodão ou de penas.

Guia de Limpeza:

Ao acordar, não se deve fazer logo a cama. Deve-se deixar a cama a arejar e o quarto exposto ao sol, fresco e seco. O ideal seria, pelo menos uma a duas vezes por semana, mudar os lençóis e as fronhas (e lavá-los a 55ºC, no mínimo),  "bater" e arejar a roupa da cama, aspirar o quarto, principalmente o soalho, o colchão e o estrado onde este assenta.


No resto da casa:

  • Ventile bem a casa e mantenha-a a uma temperatura baixa e seca. Os ácaros reproduzem-se melhor a temperaturas superiores a 24ºC e com um índice de humidade superior a 50%. 
  • Utilize um desumidificador para manter a sua casa seca. 
  • Evite sobrecarregar as divisões com mobiliário e objectos. Existem objectos que armazenam muito pó, como peluches, estantes de livros, adornos e objectos coleccionáveis. 
  • Elimine mantas e tapetes. O pó assenta nos tapetes, se for possível, retire-os.
  • Evite a acumulação de pó em cortinas, estofos de sofás, cadeiras e almofadas. 
  • Limpe o pó com panos húmidos na limpeza diária.
  • Utilize um aspirador com filtro HEPA ou aspirador de água, pelo menos uma vez por semana. 
  • Evite animais de pêlo ou penas em casa. 
  • Utilize tintas plásticas laváveis.
  • Limite a utilização de substâncias irritantes (ambientadores, insecticidas, etc). 
  • A roupa deve ser guardada em armários bem fechados. As peças de lã devem ser colocadas em sacos de plástico antes de serem guardadas no armário.

Veja-se livre dos ácaros
Fontes:
http://alergia.leti.com/pt/%C3%A1caros_1878
http://farmaceutico.planetaclix.pt/alergia.html
http://www.spaic.pt/publicacoes/?imr=8&fmo=pa&publicacao=101
http://www.rpaerobiologia.com/dicionario/?imr=3n23n&first=1



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver