Avançar para o conteúdo principal

A actividade física/desporto - um meio para melhorar a saúde o bem-estar

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. 


Actividade física adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de uma alimentação saudável, uma vida sem tabaco e sem outras substâncias prejudiciais à saúde.

A actividade física é, para o individuo, um forte meio de prevenção de doenças.

Vantagens de actividade física regular:

  • Reduz o risco de morte prematura;
  • Reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares;
  • Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo2;
  • Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 20% da população adulta mundial;
  • Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de obesidade;
  • Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do fémur nas mulheres;
  • Reduz o risco de desenvolver dores lombares e dores nos joelhos;
  • Ajuda o crescimento e manutenção dos ossos, músculos e articulações saudáveis;
  • Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress , ansiedade e depressão;
  • Ajuda a prevenir e a controlar comportamentos de risco, especialmente em adolescentes e crianças;

Os benefícios para a saúde, geralmente, são obtidos de pelo menos 30 minutos de actividade física cumulativa moderada todos os dias.

Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e/ou de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.


Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração.

Curiosidades:
  • Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, 3 vezes por semana;
  • O controle de peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade fisica vigorosa/moderada.

Actividade física para diferentes grupos populacionais:



    Crianças e adolescentes: o exercícios regular fornece aos jovens inúmeros benefícios (físicos, mentais e sociais) para a saúde. Os estudos mostram que, nos adolescentes, quanto mais participarem em actividades fisicas, menor será a probabilidade de se tornarem fumadores. Nas crianças que são mais activas fisicamente, verifica-se uma maior performance académica. Os jogos de equipa promovem de forma positiva a integração social e facilitam o desenvolvimento das capacidades sociais dos adolescentes.

    Nos idosos activos, o exercício físico é importante, pois aumenta a qualidade de vida e a independência. Caminhadas e sessões organizadas de exercício físico, adequadas a cada idoso, permitem o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou de exclusão social.

    Fonte:

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

    Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

    "Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

    Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

    Bisolviral - Reduz a duração da constipação

    O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver