Avançar para o conteúdo principal

Para quem tem mais de 50 anos...Sabe o que é a Zona??

A Zona é uma doença infecciosa provocada pela reactivação do mesmo vírus que provoca a Varicela.

Após a varicela, normalmente na infância, o vírus não é eliminado, permanecendo adormecido no sistema nervoso. E pode ser reactivado, a qualquer momento, provocando Zona.

A Zona caracteriza-se por uma erupção cutânea acompanhada de dor forte, habitualmente apenas num dos lados do corpo, que ocorre com maior frequência em pessoas com mais de 50 anos.


Os sintomas da Zona podem variar entre ligeiros a muito graves. Normalmente, o erupção surge na zona torácica, cabeça, pescoço ou na região do olho. A erupção evolui para vesículas (bolhas) dolorosas, que formam crostas e cicatrizam ao fim de algumas semanas.

Na fase aguda (inicial), a dor está presente, em média, 2 a 4 semanas. Geralmente, a dor da Zona desaparece com a cicatrização da erupção. 

Contudo, alguns doentes desenvolvem dor neuropática de longa duração, designada por nevralgia pós-herpética, que pode persistir meses ou mesmo anos. 
Tal como acontece com a Zona, o risco de desenvolver dor neuropática de longa duração aumenta com a idade.



Estima-se que cerca de 95% da população adulta teve varicela. Por essa razão, quem tem no seu organismo o vírus que provoca a Varicela e a Zona, está em risco de desenvolver a doença.

O risco aumenta a partir dos 50 anos devido ao enfraquecimento natural do sistema imunitário, associado ao processo de envelhecimento.




Felizmente, já existe PREVENÇÃO para indivíduos com 50 ou mais anos de idade, através de uma vacina.
Se deseja saber se é uma possibilidade para si ou para algum familiar, pode sempre falar com o seu médico. 

Fonte:
Sanofi Pasteur MSD - Vacinas para a Vida

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver