Avançar para o conteúdo principal

Quando o stresse ataca....

São muitos os suplementos alimentares disponíveis para a promoção e manutenção do bem-estar físico, cognitivo, mental e mesmo emocional. Posicionam-se na promoção da concentração, “agilidade” mental e desempenho físico, em situações de esforço,  cansaço, esgotamento intelectual e fadiga física. 

Quando o bem-estar físico, mental e emocional é colocado em causa pelo stresse...

O stresse é definido como uma resposta defensiva do organismo a fatores que afetam o seu equilíbrio interno. Este é afetado por perturbações intrínsecas  (ex.: doença) ou extrínsecas (ex.: preocupações, maior exigência profissional), que representam fatores de stresse.
O stresse não representa por si só algo negativo, pelo contrário impele o organismo a dar resposta por forma a fazer face a situações de desafio, permitindo um melhor desempenho. 

No entanto, quando estas perturbações são demasiado intensas ou prolongadas, o organismo tem dificuldade em restabelecer o equilíbrio podendo comprometer a saúde.

São vários os exemplos de fatores de stresse:
Laborais
Dificuldade em cumprir prazos, descontentamento
Económicos
Desemprego, Cumprimento de prestações
Sociais
Problemas familiares, dificuldades de relacionamento
Físicos
Cirurgia, restrição calórica, excesso de exercício físico

O stresse prolongado é um fator de risco no desenvolvimento ou agravamento de várias doenças, nomeadamente depressão, doenças cardiovasculares e infeciosas.


Assim, numa perspetiva preventiva, é importante a identificação precoce de sinais ou sintomas indiciadores da dificuldade do organismo na resposta ao stresse e no restabelecimento do equilíbrio necessário.

Sintomas de stresse
Psicológicos
Ansiedade, irritabilidade, pessimismo, desmotivação, depressão
Físicos
 Alteração nos padrões de sono, dor de cabeça, tensão muscular, dor de estômago
Comportamentais
Alterações no apetite, impulsividade, abuso de álcool e tabaco

Os suplementos alimentares são uma possibilidade entre as medidas a adotar. 

Em estados de fraqueza geral podem ser indicadas substâncias tónicas, como a geleia real também designadas por anti-asténicas, com ação promotora de energia e tónus em todo o organismo ou em órgãos particulares.

Para aumentar o estado de alerta e a concentração em situações de maior exigência intelectual pode estar indicado o recurso a substâncias estimulantes, como a cafeína, presente em extratos de plantas como o Guaraná e Cola. Também se pode recorrer a susbtâncias com alegada ação na função cognitiva, que podem contribuir para melhorar a memória e o desempenho mental, que está diminuído em situações de fadiga, como o Ginkgo bilolba e a fosfatidilserina.

Uma planta que merece particular destaque por ter várias ações já mencionadas é o Panax ginseng


No mercado, estão disponíveis várias associações com as diferentes substâncias já descritas. A estas, acrescem outras nomeadamente vitaminas, minerais e aminoácidos ou substâncias derivadas que apresentam uma ação não específica sobre todo o organismo.

Informe-se connosco sobre quais os produtos mais adequados às suas necessidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver