Avançar para o conteúdo principal

Valeriana - Beneficios para o seu sono e ansiedade


Valeriana officinalis é uma planta, conhecida como valeriana. è comum utilizar as raízes da valeriana para fazer uma infusão ou incluídas na alimentação, com a finalidade de aliviar os sintomas ligeiros do stress quotidiano ou para ajudar a dormir melhor.

Diversos ensaios clínicos atestam que a valeriana é uma opção para a sua saúde mental, uma vez que ajuda a manter a qualidade do sono, contribui para o relaxamento e, em caso de irritabilidade, ajuda a manter a calma nas situações de stress a que o estilo de vida atual nos habituou. A valeriana também é usada na saúde cardiovascular, melhorando a função cardíaca e normalizando a pressão sanguínea, embora não hajam evidências científicas para determinar a sua eficácia, neste âmbito.
Ainda que não esteja definida a dose mais eficaz para a ação da valeriana ou a duração da ação de uma determinada dose, os efeitos benéficos da valeriana parecem ser maiores depois de uma toma regular por duas ou mais semanas.
Apesar da a valeriana ser razoavelmente segura, não deve ser usada por grávidas e mulheres a amamentar, nem por crianças até aos 12 anos de idade. Podem surgir alguns efeitos indesejáveis decorrentes da sua toma, nomeadamente, dor de cabeça, desconforto gastrintestinal (náuseas, diarreia) e tonturas. Por causar sonolência, esta planta deve ser tomada ao deitar, mas caso não seja, deve evitar conduzir ou realizar qualquer atividade que exija os reflexos em alerta.
A valeriana pode prolongar o efeito de outros sedativos (medicamentos para ajudar a dormir), quando tomados em conjunto. Por esse motivo, caso tenha problemas de sono e pretenda começar a tomar um suplemento alimentar com valeriana, é importante que consulte o seu médico ou farmacêutico, para evitar qualquer complicação decorrente da toma.
Por outro lado, caso a insónia persista, esta pode não passar apenas por hábitos de sono menos corretos, e estar relacionado com outras questões que convenha determinar. Nestes casos, fale com o seu médico sobre as possíveis causas da insónia, para que avalie qual a melhor estratégia de tratamento para o seu caso.
Fonte: Farmácias Portuguesas / Farmácia Vales   https://www.facebook.com/farmaciavales

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver