Avançar para o conteúdo principal

A saúde oral na gravidez

É com alguma frequência que se associa a gravidez, a uma debilitação da saúde oral. No entanto, por si só, a gestação não aumenta a incidência da cárie dentária.

Além disso, a gravidez também não propicia o enfraquecimento dos dentes por perda de cálcio para o bebé. O cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina, não estando disponível para a circulação sanguínea e como tal, não estando disponível para o bebé.


Devido a alterações hormonais, a grávida pode experienciar, mais vulgarmente, dores e sangramento das gengivas, agravando-se a situação se não houver cuidados adequados de higiene oral.

Em caso de dor de dentes, a gestante deve consultar o médico dentista para que lhe seja prescrito a medicação adequada ou efetuado o tratamento dentário que solucione a situação.

A grávida pode realizar qualquer tratamento dentário, mesmo que necessite de anestesia. Isto porque, uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. No entanto, recomenda-se consultas de curta duração e preferencialmente durante o segundo trimestre de gestação.

Em caso de dúvida, não hesite em deixar um comentário ou enviar um e-mail (farmaciavales@gmail.com).


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver