Avançar para o conteúdo principal

Os (famosos) "dentinhos de leite"

Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva, que proporcione as condições normais para um ótimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento da dentição.

Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé, com gazes humedecidas com água, pelo menos uma vez por dia, preferencialmente à noite, bem como estabelecer hábitos corretos de alimentação.


A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomendam a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade

Os dentes temporários ou de leite têm varias funções para o desenvolvimento normal das crianças, tais como: estética, mastigação, manter espaços para os dentes permanentes, fonética, influência no crescimento dos maxilares, respiração e deglutição. 

Estes podem ser afetados por cárie tal como os definitivos!! [Aliás, as características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez que se inicia a cárie dentária, esta avance rapidamente e afete o tecido nervoso do dente mais depressa que os definitivos.]

Evitar a dor produzida pela cárie já é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes, e além disso, há que recordar que a cárie é um processo infecioso e pode afetar a formação dos dentes permanentes, bem como a saúde em geral. 

Mas ainda assim, não podemos esquecer que os últimos dentes a serem substituídos, não caem antes dos 11-12 anos, e como tal, devemos manter os "dentes de leite" o mais saudáveis possível, para que realizem todas as suas funções corretamente até essa idade.



A erupção dos primeiros dentes pode causar algum incómodo, e sintomas como aumento da salivação, ansiedade, perda de apetite, ou dificuldade em dormir. 

Para o alívio destes sintomas, existem várias opções disponíveis, como dedeiras de silicone, anéis de dentição, escovas adaptadas à idade do bebé e ainda bálsamos para o alívio da dor gengival.


Normalmente, os primeiros “dentes de leite” erupcionam entre os 6-8 meses de idade e até 2,5-3 anos de idade, 20 dentes temporários devem aparecer na boca da criança, embora possa considerar completamente normal ligeiras variações individuais.

Em caso de dúvida, deixe um comentário ou envie um e-mail (farmaciavales@gmail.com)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba quais são as diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Saiba quais são as diferenças entre  Alergia e Intolerância alimentar   A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contacto com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.  Na intolerância alimentar o alimento não é digerido  correctamente  e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastro-intestinal. Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são: Sintomas de Alergia Alimentar Sintomas de Intolerância Alimentar Urticaria  e vermelhidão na pele Coceira intensa na pele Dificuldade para respirar Inchaço no rosto ou língua Vómitos  e diarreia Dor no estômago Inchaço da barriga Excesso de gases intestinais Sensação de queimação na garganta Vômitos e diarreia

"Socorro!! O meu filho tem piolhos!!"

Os piolhos – nome científico, Pediculus humanus capitis – são pequenos insectos parasitas que vivem exclusivamente no couro cabeludo do ser humano. Preferem viver n as zonas mais quentes e escuras do couro cabeludo: atrás das orelhas , nuca , raiz do cabelo . Os piolhos reproduzem-se através de ovos branco-amarelados, que se designam “lêndeas”. Estas lêndeas, fixam-se fortemente à  raiz do cabelo dev ido ao revestimento especial que possuem, de Quitina.  Os piolhos não têm asas (não voam), nem saltam: transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo (cabeça a cabeça) ou por partilha de bonés, gorros, cachecóis, pentes, almofadas, etc.  Por isso é um problema muito comum nas crianças em idade escolar, atingindo maior incidência entre os 4 e os 6 anos.  Trata-se de um problema que não depende dos hábitos de higiene, classe social, doenças, etc.  Uma das opções mais seguras para se ver livre destes parasitas indesejados é o SETA ®  Natural! SETA® Natural utili

Bisolviral - Reduz a duração da constipação

O Bisolviral forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo a ligação dos vírus às células, onde se iriam multiplicar e infectar outras células.  Em consequência, reduz a entrada dos vírus da constipação no organismo em 92%. Para mais informações pode ver um vídeo demonstrativo sobre como o Bisolviral Spray actua: Clique aqui para ver